THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

Afinal o Que é Marketing Multinível E O Que Você Precisa Saber

My Media      quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Compartilhe esta página com seus amigos

O que é Marketing Multinivel

Já são conhecidas no Brasil as várias empresas que fazem distribuição de seus produtos, através do Marketing de rede ou marketing Multinivel no Brasil.

A empresa pioneira na distribuição de produtos no formato de marketing de rede ou multinivel foi Watkins Brothers em 1903, onde a empresa premeia a distribuição de seus produtos, através dos seus revendedores diretamente para o consumidor final. Com está estratégia de permitir que seus distribuidores vendessem diretamente ao consumidor, a empresa conseguiu reduzir seus custos operacionais e fez com que o produto chegasse ao final da etapa de venda com custo muito menor para o cliente, ganhando assim competitividade no mercado.

 

Mas afinal de contas o que é marketing de multinível?

O marketing de multinível este intimamente ligado de vendas diretas. Com uma proposta de distribuição em diferentes níveis começando no mononível (onde o distribuidor recebe o lucro em cima do valor do produto) e ampliando para o multinivel (onde o distribuidor pode ter ganhado com a venda e produtos e pode formar equipe de vendas). A indústria de vendas diretas faz com que os produtos da empresa cheguem ao consumidor final sem a necessidade de atravessadores, ou seja: sem passar pelo modelo tradicional de logística, atacado e varejo. O processo de cadeia de suprimentos no modelo tradicional funciona da seguinte maneira: Fornecedor - indústria - distribuição - atacado/varejo - consumidor final. Conseguem perceber como o Marketing Direto é eficiente na distribuição de produtos e como reduz custos na cadeia de suprimentos. Quem ganha com o modelo de negócios do Marketing Multinivel é a indústria produtora, o revendedor e o consumidor final que terá um custo menor a pagar pelo produto desejado.

 

Legislação

Em alguns países a legislação já se encontra bem avançada, quando se trata da indústria da venda direta/Marketing de Rede ou Multinível Nos  Estados Unidos em 1979 a Comissão Federal de Comércio regulamentou  a distribuição de produtos de forma direta ao consumidor final e está também é a agência reguladora deste tipo de negócio..

No Brasil quem regulamenta é a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), na qual optou pelo modelo de código de conduta da World Federation Direct Selling Association (WFDSA) apoiando tanto a venda direta como o Marketing Multinível.

O Brasil está progredindo neste modelo de negócio. Embora ainda tímido alguns dados apontem para o crescimento desta prática na indústria Brasileira. Já é possível obtermos alguns dados e informações disponibilizadas pelo governo brasileiro. É possível encontrar empresas brasileiras que aderiram ao Marketing de Vendas Diretas, basta acessarem o site da à ABEVD e você vai encontrar empresas que trabalham no modelo mononível e multinível aqui em nosso país. Por isso a importância de colher às informações junto a ABEVD para verificar se a empresa que o distribuidor/revendedor deseja trabalhar está dentro dos parâmetros da legislação.

 

A legislação brasileira tem esforçado para regulamentar o Marketing multinível, porém o aumento de empresas que operam de em um modelo fraudulento conhecido como piramidal (empresas que se dizem marketing direto e não são) tem levado o governo a se esforçar para levar esclarecimentos aos cidadãos brasileiros. Para tanto a comissão de direitos mobiliários publicou um informativo enviado pelo governo um informativo que explica o que é a indústria das vedas diretas.

 

Qual a fatia do Marketing Multinível na economia?

Países como Estados Unidos e Japão diferente do Brasil apresentam resultados consideráveis em suas economias através do Marketing Direto. Pesquisas feitas pela  Direct Selling Association (DSA) apontam  que: Do PIB americano a indústria do MMN (marketing Multinível) corresponde a 27%, Japão 24% e que 20% dos Milionários  americanos  alcançaram seu milhões através do Marketing de Vendas Diretas.

 Talvez você não saiba, mas o marketing multinível já representa 96,7 % do setor de vendas diretas. Há grandes indústrias como a Coca-Cola que tem divisões de vendas diretas e escoam sua produção utilizando a estrutura de empresas do setor.

Leia Também: Como Funciona o Marketing Multinível

Comentários

Veja Também

Empresas Que Trabalham com Marketing Multinivel No Brasil

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Como Funciona o Marketing Multinivel

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Como Gerir Seus Distribuidores

quarta-feira, 2 de setembro de 2015